terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NUTRIÇÃO ESTÉTICA

O que “trata” a Nutrição Estética?
A Nutrição Estética procura a harmonia corporal, levando em conta a saúde e a beleza.
As principais queixas estéticas são em relação a: unhas, cabelo, pele, acne, envelhecimento cutâneo, celulite, flacidez e gordura localizada. Além de pacientes que possuem Síndrome da Desarmonia Corporal: celulite, gordura localizada e flacidez (muscular e/ou cutânea).
Nutrição Estética leva em conta principalmente a busca pelo peso adequado, ou seja, na maioria das vezes o emagrecimento. Existem pessoas que precisam reduzir peso por ter fatores de risco, outras querem perder peso por motivos estéticos e outras pelos dois motivos. Aí vem o importante papel da nutricionista de orientar se há ou não a necessidade de perda de peso, e se há, quanto e em quanto tempo.
O destaque do atendimento estético é entender o que o paciente acha sobre seu próprio corpo, o que ele considera “feio”, “gordo”, “estranho” ou “vergonhoso”.
A partir daí, juntando a avaliação nutricional mais a avaliação estética, pensamos na dieta e suplementação destes pacientes.
O tratamento dietético estético utiliza:
ALIMENTOS FUNCIONAIS- - Os alimentos funcionais são alimentos que provêm a oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para consistentemente corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução dos riscos de doenças e manutenção da saúde;

SUPLEMENTO NUTRICIONAL - Suplementos nutricionais: formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si;

NUTRACÊUTICOS - Tais produtos podem abranger nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas para alimentos geneticamente planejados, alimentos funcionais, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

Att,

Fabiela Mafissoni
Nutrição Clínica Personalizada
CRN 10131
51 99955703
bellamafissoni@gmail.com

Um comentário: