terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EXCESSO DE PESO: UM RISCO PARA A SAÚDE E PARA A AUTO-ESTIMA

Boa tarde!

Estou em Porto Alegre na Clínica de Dermatologia Hexsel e gostei muito de uma das abordagens do site da Clínica que é: Excesso de peso, um risco para a saúde e para a auto-estima!

Me encantou muito saber e vivenciar a preocupacão da equipe com o cuidado ponderal de seus pacientes.

Segue a matéria, retirada do site: http://www.hexsel.com.br/site/index.html

O excesso de peso é um problema crescente em todas as regiões do mundo, especialmente em países desenvolvidos, onde os níveis têm sido alarmantes. Porém, países como o Brasil também registram visíveis aumentos do peso em grande parte da populacão, também não estão fora das estatísticas. Ao contrário, há previsões de que atingiremos níveis tão preocupantes quanto hoje são vistos em alguns países, como os Estados Unidos. Os principais motivos? São hábitos alimentares incorretos e o sedentarismo, associado ou não a predisposicão genética.
Em todas as faixas etárias tem sido observada uma incidência crescente de obesidade, inclusive em criancas e idosos. Juntamente com o ganho de peso surgem as doencas relacionadas a ele, como diabetes, hipertensão arterial, doencas cardiovasculares e várias outras patologias.
O tratamento do excesso de peso deve ser contínuo e consiste em mudancas de hábito de vida, através de alimentacão saudável e balanceda, além de uma atividade física regular. Na busca do peso adequado, podem ser utilizados medicamentos indicados por um especialista, ou uma cirurgia bariátrica, que é idicado em casos de obesidade extrema.
A prevencão é fundamental no combate a obesidade. Por isso, evitar o ganho de peso gradual, que ocorre ao longo do tempo, é muito importante.
Buscar mudancas comportamentais e auxílio de profissional especializado pode garantir o sucesso do tratamento, além de ajudar a prevenir doencas, promover o bem estar e aumentar a espectativa de vida.



Att,

Fabiela Mafissoni
Nutricionista
CRN 10131
bellamafissoni@gmail.com
51 30113007 / 51 99955703

Nenhum comentário:

Postar um comentário